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10 dicas para ter sucesso com Email Marketing

Campanhas de Email Marketing são essenciais para qualquer estratégia de Marketing.  Elas ajudam na comunicação com clientes e propects, na obtenção de dados comportamentais e, principalmente, a alavancar o ROI (Retorno sobre Investimento). Ainda assim, muitos marketeiros acabam desperdiçando o potencial dessas ações, mal utilizando o Email Marketing.

Para criar, executar e manter campanhas de Email Marketing efetivas, é necessário ter atenção na audiência, na mensagem e evitar erros comuns, como simplesmente enviar milhões de emails e rezar para dar resultado (Spray and Pray).

Para ajudar a melhorar o resultado das campanhas de Email Marketing de sua empresa, segue abaixo 10 dicas valiosas:

1 – Use campanhas de Email Marketing como DIÁLOGO

Muitos marketeiros usam o método do “batch and blast”, enviando emails para uma base de contatos sem qualquer tipo de segmentação. Isso simplesmente não cria um diálogo com seu público.  Procure estender a conversa ouvindo o que os contatos oferecem de dados e engajando a base com comunicações relevantes.

Peça para eles participarem e tente sempre incluir ícones das redes sociais para continuar o diálogo através desses canais.

2 – Utilize os dados para melhoras as taxas de cliques

Métricas são muito importante, mas evolua além das estatísticas básicas através das informações disponíveis. Analise dados de navegação no seu site, números de visitas, compartilhamento nas redes sociais e qualquer informação relacionada ao comportamento dos usuários. Meça o engajamento além das tradicionais métricas.

3 – Segmentação

Tente combinar as segmentações tradicionais (demográfica, dados pessoais, etc) com dados comportamentais para criar segmentações mais complexas. Veja quem abriu cada e-mail, onde clicaram, quanto tempo o usuário navegou no site, produtos comprados, etc. Através desses dados é possível criar campanhas personalizadas e , melhorando o retorno.

4 – Foco na mensagem

Lembre-se que os emails são mais do que simples comunicação, são mensagens! Utilize essas campanhas para enviar mensagens de acordo com o perfil, interesses e ações do seu público. Considere enviar diferentes mensagens para diferentes públicos. É necessário adicionar valor nas mensagens para engajar os contatos.

5 – Automatize onde for necessário

Ao automatizar as campanhas de Email Marketing você tem mais tempo para desenvolver estratégias e ser mais criativo.

Use a automação de marketing para criar campanhas automatizadas baseadas em eventos e em um determinado comportamento.

6 – Crie um Mix de campanhas e métodos

Para melhor performar as campanhas de Email Marketing considere misturar estilos de campanhas e métodos diferentes.

Conforme você testa diferentes componentes de e-mail, como frequência de envios, conteúdo, pesquisas, etc, você poderá aprender com cada contato. Sempre mantenha seu conteúdo e metodologia atualizada para ter maiores chances de manter seus usuários engajados.

7 – Entregabilidade

Até a melhor estratégia irá falhar se a mensagem não chegar na caixa de entrada dos contatos. É necessário testar todas mensagens e identificar possíveis problemas para que as mensagens cheguem na caixa de entrada. Siga o manual de boas práticas para criar suas campanhas.

8 – Teste

Para otimizar os resultados das campanhas de Email Marketing é necessário realizar diversos tipos de testes.

Considere testar os Assuntos das mensagens, imagens, textos, cores e até mesmo os tipos de promoções/benefícios. E não se esqueça de analisar o resultado dos testes e utilizar as informações para melhorar as próximas campanhas.

9 – Analise seus resultados          

Não é necessário criar um modelo de relatório com centenas de informações para analisar o resultado das campanhas de Email Marketing. Procure tirar as principais informações de forma rápida (e se possível automatizada) e utilize-as para melhorar o ROI das campanhas futuras.

10 – Integre as campanhas com as Redes Sociais

Incluindo botões de compartilhamento nas redes sociais, em suas campanhas de Email Marketing, você encoraja os contatos a continuarem o diálogo em outros canais. Essa é uma forma de aumentar o engajamento e criar mais relacionamento entre os clientes/prospects e sua marca.